preloder
facebook instagram linkedin youtube

NOTÍCIAS

13/05/2021

Vantagens da videolaparoscopia.

A videolaparoscopia, ou VLP, é uma via de acesso para cirurgias abdominais. É utilizado um “set” ou “rack” de vídeo que, através da insuflação de CO2 no abdome e do uso de uma câmera com iluminação e pinças de trabalho, permite a realizações de diversas cirurgias. Os instrumentos acessam a cavidade do paciente através de pequenos cortes.

É indicada para cirurgias abdominais eletivas, como de vesícula, de obesidade, hérnias e tumores de intestino ou até em casos urgentes, como, por exemplo, as apendicites agudas.

“A vantagem da VLP, em relação à via “tradicional” laparotômica, é que ela oferece ao paciente, de maneira geral, um tempo de recuperação mais rápido, menor risco de infecção de feridas operatórias, resultado estético mais favorável, entre outros”, explica o Dr. Iuri Tamasauskas, Médico Gastroenterologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS).

Contudo, como toda cirurgia, pode existir o risco de complicações relacionadas a sangramento e infecção. Cirurgias vídeolaparoscópicas mais longas, com maior tempo de “pneumoperitôneo” (cavidade abdominal insuflada com CO2), trazem ao paciente maior risco de fenômenos tromboembólicos, ou seja, trombose nas veias das pernas.

Quanto ao tempo de recuperação, tal qual a cirurgia de via aberta, dependerá do tipo de procedimento realizado. “De maneira geral, para as cirurgias citadas anteriormente, o paciente passará de 24 a 36 horas no hospital e, geralmente, em no máximo uma semana poderá retornar às suas atividades normais”, diz o Dr. Tamasauskas.

O retorno à alimentação normal também depende do tipo de cirurgia realizada. Procedimentos que envolvem suturas de partes do intestino, por exemplo, demandam mais tempo para que o paciente volte a se alimentar normalmente.

O Centro Cirúrgico HAS utiliza tecnologia de ponta, capaz de realizar cirurgias das mais simples às mais complexas, de maneira segura para médicos e pacientes.

Fonte: MCAtrês