preloder
facebook instagram linkedin youtube

NOTÍCIAS

23/05/2022

Saiba mais sobre o colesterol e seus tipos.

O colesterol é uma espécie de gordura utilizada para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios existentes no organismo. Há diversos tipos e é classificado, de um modo simplificado, em colesterol Lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ou o conhecido colesterol “ruim”, Lipoproteínas de alta densidade (HDL), o “bom”, e Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL).

“Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol nem sempre é prejudicial à saúde, pois, o HDL ajuda a remover o excesso de LDL, diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares”, diz a Dra. Natália Morales de Camargo, endocrinologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Contudo, o colesterol passa a ser uma preocupação quando, além de valores acima da referência, o indivíduo também apresente fator de risco ou histórico familiar para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, diabetes e para tabagistas.

Os valores considerados normais dependem desses fatores. Quanto maior, menor deve ser a meta para o colesterol LDL. “A maior parte do colesterol alto é devido a predisposição genética, porém, a dieta é responsável por 30% desse valor. Assim, também como muitos não imaginam, pessoas magras podem sim ter o distúrbio”, adverte a médica do HAS.

Fatores como sedentarismo e má alimentação também contribuem para o aumento do LDL. O tratamento é feito através de medicação após avaliação clínica e exames laboratoriais.

Algumas dicas para o controle dos níveis aceitáveis de colesterol são: moderar o consumo de carnes vermelhas, de leite integral e seus derivados e praticar atividades físicas rotineiramente. “Cozinhar os alimentos com o mínimo de gordura e, principalmente, evitar frituras também são conselhos importantes no combate ao LDL. Opte pelos grelhados e assados”, finaliza a Dra. Natália.

Fonte: MCAtrês