preloder
facebook instagram linkedin youtube

NOTÍCIAS

18/05/2022

Saiba mais sobre as doenças da próstata.

A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberados durante o ato sexual.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

“A partir dos 40 ou 45 anos de idade, existem duas doenças preocupantes para a saúde do homem. A primeira é a hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno e a segunda é o temido câncer de próstata”, explica o Dr. Tiago Granucci Guirro, urologista e especialista em doenças da próstata do Hospital Albert Sabin (HAS).

A HPB se desenvolve quando as células da próstata crescem, aumentando o tamanho da glândula e, assim, pressionando a passagem da urina pela uretra.

Os principais sintomas da hiperplasia prostática benigna são

  • Gotejamento pós-miccional;
  • Dificuldade ao urinar;
  • Jato mais fraco.

 

“Já a recomendação do rastreio de câncer de próstata, no geral, é em indivíduos com mais de 50 anos de idade. Contudo, para casos específicos como pacientes com familiares portadores da doença, como pai e/ou irmãos, e homens negros, é recomendável o acompanhamento mais precoce”, adverte o Dr. Tiago.

Quando a doença é diagnosticada precocemente, estima-se que as chances de cura sejam em torno de 95%, além dos tratamentos serem menos agressivos e com menores possibilidades de complicações.

O Hospital Albert Sabin, referência na zona oeste de São Paulo, dispõe de toda a estrutura necessária para o diagnóstico, através de exames específicos, e tratamento dessa e outras doenças, contando com equipes especializadas e altamente qualificadas, atendimento humanizado e o que existe de mais moderno em termos de equipamentos médicos.

Fonte: MCAtrês