preloder
facebook instagram linkedin youtube

NOTÍCIAS

21/05/2021

O que é a drenagem biliar percutânea e quando é indicada?

A obstrução das vias biliares, geralmente diagnosticada no ducto biliar comum, é o bloqueio da passagem da bile, se acumulando assim na vesícula e ocorrendo refluxo pelos ductos intra-hepáticos, acarretando problemas no fígado e, consequentemente, afetando todo o organismo.

“Nessa situação e/ou quando há obstrução ou estenose (diminuição do calibre) dos ductos biliares, responsáveis pelo transporte da bile do fígado ao intestino, é indicada a drenagem biliar, explica a Dra. Veruska Castanheira Frade, Radiologista Intervencionista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Esse quadro pode levar o paciente a situações graves, como infecções e cirroses e é causado por cálculos, tumores, processos inflamatórios, traumas e outros motivos. Os sintomas relacionados à obstrução biliar podem surgir como icterícia, prurido e alterações da coloração da urina e das fezes.

Entre os métodos mais modernos para tal procedimento está a drenagem biliar percutânea, que é realizado pelo radiologista intervencionista. Insere-se um cateter no interior do fígado para drenar a bile devido a obstrução dos ductos biliares. A bile será coletada em uma bolsa que permanece fora do corpo do paciente. “É um processo seguro, que se utiliza de imagens na tela de um computador para orientação e traz alívio imediato da congestão de bile causado pelo processo obstrutivo/estenótico.”, acrescenta a médica.

O procedimento é realizado no setor de Hemodinâmica do hospital, geralmente sob anestesia geral. Um cateter é inserido no hipocôndrio direito para drenagem da bile. “Como em qualquer intervenção, obviamente há riscos que podem ser causados pelo acesso aos ductos biliares, bem como lesões de estruturas adjacentes, contudo, por tratar-se de um método minimamente invasivo, esses são reduzidos”, esclarece a Dra. Veruska.

O Hospital Albert Sabin, de São Paulo, está totalmente preparado para receber pacientes que necessitem realizar esses e outros procedimentos, oferecendo os melhores e mais modernos equipamentos. O HAS conta com uma qualificada equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, além de estrutura ampla e moderna, apta a disponibilizar toda a segurança e conforto necessários.

Fonte: MCAtrês