preloder
facebook instagram linkedin youtube

NOTÍCIAS

23/04/2021

Entenda a Radiologia Intervencionista.

A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica, muito atual, que realiza procedimentos e intervenções cirúrgicas minimamente invasivas, guiadas por imagem. As principais tecnologias utilizadas são o raio X, a angiografia, a ressonância magnética, a tomografia e o ultrassom.

Com a utilização desses recursos, o radiologista intervencionista localiza com precisão o alvo do procedimento e introduz agulhas e/ou cateteres com acompanhamento das imagens, tornando o procedimento seguro e eficiente.

“A maior vantagem em relação à cirurgia convencional é a diminuição dos tempos cirúrgicos e de internação, reduzindo assim os riscos de complicações”, explica a Dra. Veruska Castanheira, Radiologista Intervencionista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Vários são os procedimentos realizados pela Radiologia Intervencionista, ente os quais estão as biópsias de tumores e nódulos, drenagem de abcessos, estenoses de vias biliares e vasos vasculares, tratamentos de aneurismas e outros.

A maioria das intervenções são realizadas no centro de hemodinâmica, contudo, dependendo do tipo, também podem ser executadas no centro cirúrgico e até nos setores de tomografia e ultrassonografia.

“Importante esclarecer que a Radiologia intervencionista é uma especialidade que depende de outras para realizar e complementar diagnósticos, como, por exemplo a urologia, a ginecologia, cirurgia geral e vascular”, esclarece a Dra. Veruska.

O Hospital Albert Sabin está totalmente preparado para receber pacientes que necessitem realizar esses tratamentos, oferecendo os melhores e mais modernos equipamentos. O HAS conta com uma qualificada equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, além de estrutura ampla e moderna, apta a disponibilizar toda a segurança e conforto necessários.

Assista ao vídeo:

Fonte: MCAtrês