preloder
facebook instagram linkedin youtube

NOTÍCIAS

16/09/2021

Arritmia cardíaca. O que é e qual especialidade consultar?

A Arritmologia é a subespecialidade da cardiologia que visa diagnosticar, promover a prevenção e indicar o tratamento mais adequado das Arritmias Cardíacas.

“Se compararmos nosso coração ao motor de um carro, a arritmologia seria o estudo minucioso de cada componente eletrônico do sistema que coordena o ritmo de funcionamento.” explica o Dr. Thiago Librelon Pimenta, Médico Arritmologista do Hospital Albert Sabin.

As arritmias cardíacas são manifestações em que o coração apresenta batimentos isolados ou em sequência fora do padrão normal. Podem ser “aceleradas”( taquicardias) ou “lentas” (bradicardias). “Quem tem o problema vive diversas limitações. Abandona a prática de atividades físicas, evita determinados tipos de alimentos. Às vezes prefere ficar preso em casa a sair para tomar um ar”, relata Dr. Thiago.

Os sintomas mais comuns são palpitações no peito, cansaço excessivo, tontura, dor na região do coração e até desmaio. Podem ocorrer em todas as idades, com populações e grupos étnicos diferentes. “Todos estamos sujeitos a acelerações normais do coração. Diante de sustos, ansiedade, saudades do grande amor ou fortes emoções, quem nunca palpitou? ”, questiona o médico do HAS.

Porém, é importante ficar atento: se a palpitação vem repentinamente, sem motivos que a justifiquem, desconfie de arritmias cardíacas. Muito raramente pode ocorrer uma parada cardíaca durante uma crise de arritmia, mas, em geral, são indivíduos com outros problemas cardíacos associados como infarto, doença de chagas, doenças genéticas ou outros.

“Como existem dezenas de arritmias cardíacas diferentes, buscamos o diagnóstico preciso, para então indicar o melhor tratamento”, explica Dr. Pimenta.

Com um procedimento médico-hospitalar relativamente simples, a equipe de arritmologia tem obtido sucesso no diagnóstico e cura de vários pacientes que buscam tratamento para arritmias cardíacas no Hospital Albert Sabin.

Em caso de dúvidas sobre sinais ou sintomas de arritmia cardíaca, procure o especialista, para um obter diagnóstico preciso, orientações e o tratamento adequado.

Fonte: MCAtrês