preloder
facebook instagram linkedin

NOTÍCIAS

10/05/2019

Semana da Enfermagem – de 12 a 20 de maio

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem são profissionais do bem, cuidadores, experts na “Arte do Cuidar”. Estudiosos, são aqueles que acompanham, observam, educam na prevenção de doenças e são responsáveis pelo processo de cura e do bem-estar do paciente 24 horas por dia, acompanhando o quadro clínico, executando os tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças, manutenção da saúde e conforto à família. São de extrema importância em hospitais e casas de saúde, são eles que dão total apoio à equipe médica, com orientações sobre os pacientes, e suas observações.
 
“O Hospital Albert Sabin sabe o quão significativa é a atuação dos seus profissionais da enfermagem. Em seu quadro de colaboradores, 85% são pós-graduados em suas áreas de atuação e os demais já estão cursando pós-graduação, o que é um grande diferencial, pois o mesmo se torna especialista naquele tipo de cuidado, motivo de muito orgulho para nós”, relata Rodrigo Chechetto, Gerente de Enfermagem do HAS. Ainda segundo Chechetto, “A Equipe de Enfermagem do HAS é dividida em grupos específicos de cuidados, tais como Grupo de Pele, Grupo de Passagem de PIC (Cateter Central de Inserção Periférica), Núcleo de Segurança do Pacientes, Educação Continuada, Cirurgia Segura, Código Azul e Amarelo. Além disso, fazem parte de comissões multidisciplinares como Protocolo de Sepse, Dor Torácica, Prevenção de Tromboembolismo Venoso entre outros. Passam por treinamentos internos e externos voltados ao cuidado centrado no paciente e para uma assistência segura, voltada sempre para que o paciente seja visto holisticamente, atendendo sempre suas necessidades e de seus familiares”.
 
A Semana da Enfermagem inicia em 12 de maio, no Dia Mundial do Enfermeiro, data de nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento de feridos em guerras, considerada a fundadora da enfermagem moderna, e se encerra em 20 de maio, data que se celebra o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e também a data que morreu a enfermeira Ana Néri, a pioneira na enfermagem brasileira. Segundo os dados mais recentes do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) informados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem, atualmente no Brasil são mais de 2.150.000 de profissionais (inscrições ativas).

Fonte: MCAtrês